A Punção e Biópsiatesticulares são procedimentos adotados com a finalidade de retirar os espermatozóides diretamente do testículo ou epidídimo quando forem inexistentes na ejaculação. Esses procedimentos são realizados em centro cirúrgico com anestesia local e, normalmente, o material extraído é utilizado em complemento ao método de reprodução assistida conhecido como Fertilização in Vitro (FIV).

Para quem é indicada a Punção e Biópsia Testiculares

A Punção e Biópsia testiculares são indicadas para pacientes azoospérmicos, isto é, homens sem espermatozoides em seu esperma ou, ainda, para vasectomizados.

Passo a passo da Punção e Biópsia Testiculares

01

O primeiro passo é agendar a consulta com um especialista para investigar minuciosamente a causa da infertilidade por meio de exames específicos, a exemplo do espermograma completo, ultrassom de bolsa escrotal com doppler, além de exames laboratoriais e hormonais.

02

Detectada a inexistência de espermatozoides na ejaculação, pode-se sugerir a punção testicular. Para tanto, é aplicada uma anestesia local no paciente e com o uso de uma agulha são extraídos os espermatozóides diretamente dos testículos ou epidídimos do paciente. caso na punção também não sejam obtidos espermatozoides, instantaneamente, realiza-se a biópsia testicular para a retirada de uma amostra do tecido do testículo. se mesmo nessa biópsia não forem encontrados, pode-se optar, ainda, pela doação de espermatozoides.

03

Em geral, a punção e a biópsia testiculares são utilizadas em complemento à fertilização in vitro (fiv), pois a quantidade de espermatozoides obtidos diretamente do testículo é muito pequena e insuficiente para um procedimento como a inseminação artificial (intrauterina), por exemplo. sendo assim, com esse método, são capacitados e selecionados um espermatozóide para cada óvulo para, em seguida, injetá-los através da técnica icsi (injeção intra citoplasmática do espermatozóide).

Veja também outros métodos eficazes de reprodução assistida

Fertilização
In Vitro

Inseminação
Artificial

Coito
Programado

Congelamento
de óvulos

Congelamento
de embriões

Congelamento
de sêmen

Diagnóstico
Pré-Implantacional

Punção e Biópsia
Testiculares

Quer saber