O Coito Programado é um tratamento para infertilidade de baixa complexidade que consiste em induzir a ovulação da mulher a partir de medicamentos, por via oral ou injetáveis, com acompanhamento de exames ultrassonográficos seriados para verificar o crescimento dos folículos e definir o dia do pico de fertilidade ao longo do ciclo menstrual. O objetivo é orientar o casal quanto ao melhor momento para a relação sexual e, assim, aumentar as chances de gravidez.
Para quem é indicado o Coito Programado
O coito programado é uma opção principalmente para casais cuja causa da infertilidade é a falta de ovulação, também conhecida como anovulação. Para adotar esse método, entretanto, o homem precisa ter uma avaliação de sêmen normal e a mulher precisa ter tubas uterinas e produção de óvulos normais, assim como avaliações hormonais consideradas saudáveis.
Passo a passo do Coito Programado
O primeiro passo é agendar a consulta com um especialista para investigar minuciosamente a causa da infertilidade por meio de exames específicos, a exemplo do ultrassom transvaginal, histerossalpingografia, espermograma completo, além de exames laboratoriais e hormonais.
Em complemento, são feitas algumas recomendações preparativas à mulher que incluem ter as vacinas em dia, evitar excessos de bebida alcoólica e tabagismo, controlar doenças crônicas e, inclusive, usar ácido fólico para prevenir malformações do feto.
Superadas essas etapas, inicia-se o tratamento no 2º ou 3º dia do ciclo menstrual com a administração de medicamentos para estimular o ovário a produzir folículos. Esse processo é acompanhado por ultrassonografias para avaliar o número de folículos em crescimento e o aspecto do endométrio, bem como precisar a data da ovulação.
Importante! A dosagem do medicamento e a escolha do tipo de administração leva em consideração fatores individuais.
Assim que os folículos atingem um tamanho considerado adequado, utiliza-se uma dose de hormônios para promover a maturação final do óvulo e a sua saída do ovário. Feito isso, o casal é orientado a manter relações entre 36 e 40 horas depois — daí o nome “Coito Programado”.
Passados 15 dias da comprovação da ovulação pode-se realizar o teste de gravidez para verificar se houve sucesso no tratamento.
Veja também outros métodos eficazes de reprodução assistida
Quer saber mais sobre Coito Programado e outros tratamentos de fertilidade? Agende sua consulta com a Dra. Karyna Bustelo Saab.
Ginecologista, Obstetra, Especialista em Reprodução Assistida e Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, a Dra. Karyna Bustelo Saab realiza um criterioso trabalho para diagnosticar as causas da infertilidade e oferecer tratamentos adequados, sempre priorizando um atendimento integral e humanizado. Além disso, conta com a moderna infraestrutura do Centro de Fertilidade Saab, responsável pelo nascimento do 1º “bebê de proveta” do Paraná, ainda em 1986.